Tecnologia no campo e energia solar: quais os impactos da mecanização na redução de custos da fumicultura regional?
Empresa situada na BR-153 aposta em equipamentos de prensagem elétrica e sistemas fotovoltaicos para otimizar a colheita em Rio Azul e Mallet. Veja como a modernização influencia a produtividade rural.
A modernização do agronegócio brasileiro tem sido apontada por institutos de pesquisa, como a Embrapa e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), como o principal vetor para o aumento da rentabilidade no campo. Em um cenário onde os custos de produção e a escassez de mão de obra desafiam o produtor, especialmente na cultura do tabaco (fumicultura), a adoção de tecnologias de automação e eficiência energética deixa de ser um luxo para se tornar uma necessidade estratégica de sobrevivência econômica.
Neste contexto de busca por otimização operacional, fornecedores de tecnologia na região centro-sul do Paraná têm ajustado seus portfólios para atender a essa demanda. A JP Equipamentos Agrícolas, situada estrategicamente na BR-153, a 1 km da saída de Rio Azul para Mallet, é um exemplo de como o mercado local responde à necessidade de profissionalização do agricultor.
Automação na Prensagem e Energia Limpa
Um dos gargalos identificados na fumicultura é o processo de enfardamento e prensagem, que tradicionalmente exige alto esforço físico e tempo. Segundo representantes da empresa, a introdução da Caixa Prensa Elétrica no mercado regional visa mitigar esses problemas. "O equipamento oferece mais rapidez e exige menos esforço físico do operador, o que se traduz diretamente em maior produtividade na hora de prensar o fumo", destaca a direção da JP Equipamentos.
Além do maquinário específico e de pulverizadores e implementos diversos, o setor observa uma migração para a autossuficiência energética. A implementação de projetos de energia solar em propriedades rurais tem sido a solução encontrada para reduzir os custos fixos com eletricidade, permitindo que o produtor invista a economia gerada em outras áreas da lavoura.
Logística e Atendimento Técnico
A dinâmica de venda de maquinário também sofreu alterações. Para além do ponto físico, o atendimento consultivo in loco — onde técnicos vão até a propriedade avaliar as necessidades reais do agricultor — tornou-se um diferencial competitivo para garantir a assertividade na compra.
A empresa mantém canais de comunicação direta para suporte e agendamento de visitas técnicas através dos contatos corporativos (42) 9 9141-0577 (com Joel) e (42) 9 9145-3853 (com Paulo), reforçando o posicionamento de parceria técnica com o produtor rural da região.
Qual é a sua reação?
Curtir
0
Não Gostar
0
Amor
0
Engraçado
0
Bravo
0
Triste
0
Uau
0



